Dica de viagem: Blue Mountains II

IMG_8609

Por Zeca Moreira

Mais uma vez resolvemos aproveitar o inverno australiano (sim, aqui tem inverno e faz frio) para visitar as belas paisagens de Blue Mountains. Porém, diferentemente do ano passado, quando visitamos as Three Sisters e o divertido Scenic World, não vimos neve desta vez e trocamos o segundo passeio por uma trilha nas cavernas de Jenolan Caves.

Saímos de Sydney sábado ao meio-dia e duas horas depois já estávamos no mesmo hotel que ficamos ano passado. O local é bem simples, fica ainda na Highway, mas tem uma tarifa justa. É a acomodação ideal para quem deseja fazer os passeios das Three Sisters e do Scenic World. Agora, caso você vá fazer os passeios de Jenolan Caves o ideal é tentar se hospedar por lá mesmo (eles possuem quartos para todos os “bolsos”), pois essas cavernas são relativamente distantes, cerca de 1,5 hora de carro do hotel que ficamos. Mas é importante se programar com antecedência para pernoitar por lá. O local é bastante procurado nessa época do ano e às vezes não é possível achar um quarto disponível mesmo que você tente reservar com semanas de antecedência.

Pois bem, vamos ao que interessa: os passeios. Após realizarmos o check-in corremos para as Three Sisters para ver o pôr-do-sol. Descobrimos duas coisas: o local é bem mais vazio a essa hora e a vista é simplesmente sensacional. De cair o queixo. Optamos por ficar até escurecer (mesmo) e voltamos pela trilha da montanha apenas sob a luz do luar. Vale muito a pena. Paramos para jantar em Katoomba antes de voltar para o hotel. Não que sejamos repetitivos, mas jantamos no mesmo local do ano passado. O preço, atendimento e o sabor nos conquistaram.

Na manhã seguinte saímos cedo, havíamos reservado nossa trilha para 13h30. Logo na saída paramos num charmoso café de beira de estrada para apreciarmos a paisagem e tomar algo quente. O caminho entre Katoomba e Jenolan Caves é muito bonito e repleto de vida selvagem. Infelizmente também pudemos ver diversos (ao menos 10) cangurus atropelados na beira da estrada. Felizmente, também vimos um ao vivo quando paramos para tirar fotos numa floresta de eucaliptos.

Cavernas

Ao chegarmos em Jenolan Caves, já fomos surpreendidos por uma estrada em meio às cavernas logo na entrada. O hotel e o restaurante são rústicos e remetem ao século passado. Fomos retirar o bilhete para nosso passeio e enquanto esperávamos nossa hora comemos algo (a trilha dura duas horas e não é permitido comer durante ela para não atrair bichos).

Importante: compre seu passeio antes de ir até Jenolan Caves. A possibilidade de chegar lá e estar tudo esgotado é bem grande.

A trilha escolhida foi a River Caves (AU$ 48 por pessoa) e é considerada a mais “complicada”. Complicada bem entre aspas mesmo, porque no nosso grupo tinha grávidas e idosos (ver outras trilhas no box serviço). A beleza da caverna é exuberante .

 

A trilha tem muito charme e é extremamente segura. As escadas são bem conservadas (e bota escada nisso) e o piso antiderrapante. O River, o momento mais esperado do passeio, é realmente fascinante. O reflexo da caverna na água te faz perder a dimensão do que é teto e chão.

Contudo, a intervenção humana nas cavernas é grande. Já tive a oportunidade de visitar inúmeras cavernas nos arredores de Brasília. Carregávamos apenas nossa lanterna e capacetes. Como deve ser. Em Jenolan Caves (ao menos na trilha que fizemos) a interferência humana é grande. Há iluminação artificial em toda parte. Confesso que as luzes trazem uma beleza a mais ao local, mas tira o ar rústico da paisagem.

Ao final, ainda tentamos visitar a famosa lagoa azulada que existe por lá. Mas a trilha estava fechada por conta do risco de deslizamento de pedras. Nos restou retornar e apreciar a paisagem de volta mais uma vez.

COMO CHEGAR
Blue Mountains
Trem – Viagem pode durar entre duas e três horas. Varia de acordo com o percurso que você pega. Se você viajar no domingo o trecho custa AU$ 2,50. Durante a semana é um pouco mais de AU$ 10 o trecho.
Carro – Uma hora e meia de viagem. As estradas são boas e sinalizadas. Pedágios são cobrados no caminho e você deve gastar cerca de AU$ 40 de combustível.

Jenolan Caves
Trem + busão – Saindo de Sydney, você pega um trem na Central Station até a cidade de Katoomba. Lá você pegará um ônibus rumo as cavernas. Mas atenção: as estradas até Jenolan Caves são estreitas, logo existe uma restrição com quais horários os ônibus podem fazer o trajeto. Eles são as 10:30 da manhã e custam AU$ 55 ida e volta. Particularmente, se você estiver indo com mais uma pessoa sairá mais barato alugar um carro do que pagar dois tickets de trem, mais esse traslado.
https://trolleytours.rezdy.com/catalog/37884/jenolan-caves-tours (ônibus)
https://www.goget.com.au/

Carro – Ao todo são 180 kilometros de estrada. Você completará em três horas. Ai você pensa: Três horas na estrada para fazer 180 km? Só se você for de ré….Pois bem, a estrada é entupida de speed câmera e em vários pontos ela é AVERAGE speed câmera, o que significa que ela registra sua entrada num ponto e a saída quilômetros a frente. Se a média for superior ao permitido na via você será multado. E acredite, esse valor não será baixo. Ao usar o Google Maps tente escolher a rota com menos pedágios, pois isso pode representar uma economia de AU$ 20 em cada trecho.

image

Passeios em Jenolan Caves
Como dissemos no texto é melhor reservar os passeios antes de sair de Sydney. A região é bastante movimentada no inverno e a possibilidade de chegar e não conseguir ticket para os passeios é grande. Você pode comprar seu ingresso pelo site deles.  http://www.jenolancaves.org.au/the-caves/show-cave-tours/

Ao todo são 12 tipos de passeios. Optamos pelo River Cave – um dos mais famosos. O ingresso custou AU$ 48 para cada. Pelo mesmo site você pode reservar hospedagem. Lembramos mais uma vez a necessidade de fazer isso com antecedência. Tentamos bookar com sete dias de antecedência e não conseguimos. Uma pena, pois o local é bastante charmoso e aconchegante.

Um comentário em “Dica de viagem: Blue Mountains II

  1. Alô, Alô, ZEZÉ!!!
    Como sempre, belo & instrutivo texto. Belas fotos. Conte mais!!!!!
    Com amor, saudades & carinho,
    Para você & a Mônica,
    PAPAI.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s